pontos.de.vista > exposições > Manuel Luís Cochofel > TAGG WARS
TAGG WARS
autor: Manuel Luís Cochofel exposição individual
Manuel Luís Cochofel
> TAGG WARS

ou TOYS * (Trouble On Your System)


As cidades falam.

Reflectem de forma natural e fiel aqueles que a habitam, contando histórias e revelando culturas.

É no conjunto de todas as diferenças que encontramos a génese da cidade.

Quando deambulamos pelas ruas, somos constantemente confrontados com imagens de casas, de edifícios, urbanizações, jardins, cartazes, sinais de trânsito, semáforos, caixotes de lixo... É neste imaginário diverso que assenta a imagem da cidade, onde nascem inscrições feitas a spray, caneta ou mesmo canivete cobrindo caixas eléctricas, cabines telefónicas, montras, sinais de trânsito, paredes, paragens de autocarro, carrinhas frigorificas, multibancos, comboios, muros ermos, etc. As inscrições crescem e espalham-se, ilegais, envolvendo a cidade, revelando um fenómeno cultural que se infiltrou no nosso quotidiano, representando assinaturas pessoais ou de pequenos grupos de jovens.

O "Tag" nasceu nos subúrbios pobres de Nova York (Bronx, Harlem, Brooklyn) nos anos 70, como forma de identificar e delimitar os territórios de gangs. Hoje em dia essa forma de expressão apesar de continuar ilegal, ganhou aceitação por parte dos jovens e transformou-se numa forma de afirmação e de critica na sociedade da imagem.

Crime, revolta urbana ou necessidade de expressão individual, o ?Tag? chegou para ficar gostemos ou não.

Este trabalho refelecte em forma de analogia o próprio "Tag", pois o seu Autor acaba por impô-lo de igual forma sobre cenários urbanos, pela sua captura e enquadramento através das superfícies transparentes em que este se encontra.

Texto de: miguel coxofel//www.ruadesign.net


* Na gíria utilizada por taggers e graffiters, toys são os iniciados, por oposição a kings, os veteranos. Pensa-se que a designação 'toys' deriva exactamente da junção das iniciais de 'trouble on your system'.

fotos >>>

18 fotos de:
 Manuel Luís Cochofel


publicada em:
2006.08.01


português . english . français