http://www.pontosdevista.net
novidades pontos.de.vista abril 2005

autor convidado
Chad Meacham Chad Meacham


Tento manter a minha fotografia muito simples. Luz natural, muito trabalho feito a pé e dedicação são os elementos chave. Quando as pessoas me perguntam como consigo retratos tão íntimos só o consigo explicar por ter um grande respeito pelas pessoas que encontro. De algum modo, acredito que esse respeito se reflecte no que se vê. [...]



concurso
Mulheres
Wim Jenniskens, NL
 


Dia 8 de Março comemorou-se o Dia Internacional da Mulher.

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".

O tema deste mês foi a Mulher.

Queríamos ver como viam a mulher na sociedade de hoje.


Resultado:

Parabéns a Wim Jenniskens, da Holanda.

Obrigado por todas as participações.




próximo tema
Cidades
A cidade reveste-se de muitos rostos. Das grandes avenidas arejadas, aos becos apertados e vielas desajeitadas. O novo emerge do velho e deixa-o, muitas vezes, desfigurado. O movimento da sua população, e dos arredores, nas horas de ponta deixam-na sem fôlego. Ela alonga-se, estica os seus tentáculos aos arredores onde planta camas para os trabalhores a que ela regressam todos os dias. A pressão ambiental e social nas cidades cresce a cada dia. A falta de espaços no seu interior deixam-na sem grandes soluções.
E é neste contexto intrincado e ritmado que as pessoas passam, vivem, florescem. E com elas a própria cidade.

Mostre um pouco do que vê nas cidades.

Os resultados sairão na próxima newsletter e serão publicados no site. Veja como participar >>>.

exposição individual
Cláudio EdingerCláudio Edinger
> Citiscapes


Em "Cityscapes" a obra de Edinger conhece nova evolução. Não surpreende que tenha se expandido o tempo exigido para o desenvolvimento do ensaio. Edinger tinha que depurar os próprios olhos das imagens-clichê de Manhattan, liberar o eterno estranho que todo imigrante novaiorquino sempre será, para permitir-se recriar a partir de uma paisagem por demais banalizada [...]

Amir Labaki

 

nelson d'airesnelson d'aires
> Getsemani


"No Getsemani, Jesus, em oração, percebe todo o desfecho do grande drama da paixão: «Minha alma está numa tristeza de morte. Fiquem aqui e vigiem comigo». Jesus precisa de companhia e solidariedade, mas fica só. Todos dormem"



Stefan RohnerStefan Rohner
> "Via Crucis" Procissão da Páscoa em Espanha


Com a chegada da Primavera vem a semana da Páscoa. Tem séculos de história e é uma das celebrações mais autênticas e emotivas de Espanha. As ruas da maioria das cidades, de aldeias e vilas espanholas transformam-se no palco do fervor religioso e devoção, combinando a dor e a meditação em memória da morte de Cristo.



2º Aniversário
O pontos.de.vista celebra este mês o segundo aniversário. Agradecemos a todos quanto têm contribuído para o projecto ao longo do tempo.

Esperamos poder continuar a enriquecer o projecto como até aqui.


Agradecemos a todos os nossos leitores que muito têm contribuído com informações sobre fotografia. A vossa colaboração é preciosa.

Um agradecimento especial ao Yves Rousselet que muito nos tem ajudado com as traduções em francês.






Consulte as secções de fotoagenda, formação/workshops, e concursos no pontosdevista.net

fotoagenda ver >>>
Destaque

nelson d'airesGuardiães do tempo
nelson d'aires
Fnac, GaiaShopping, Gaia
de 01-abr a 30-abr





formação ver >>>

concursos ver >>>

contacto

Mantenha-se em contacto! Também nós gostamos de conhecer o seu ponto.de.vista

contacto@pontosdevista.net

_link_