http://www.pontosdevista.net
novidades outubro 2006

autor convidado
Minimian Minimiam
> Minimiam

[...] Porquê os Minimiam ? A paixão de Akiko pelas texturas, sobretudo as alimentares e a atracção de Pierre pelos brinquedos, a infância, e sobretudo um traço de carácter comum: a gulodice! [...]
As silhuetas dos Minimiam, graças ao seu carácter caricatural, transmitem-nos uma visão directa da acção. Não se sugere nada, a atitude é clara, só o contexto a torna ambígua. O terceiro aspecto, a paisagem. A pequena dimensão do personagem torna o espaço circundante gigantesco, e a arquitectura, o enquadramento da imagem, põe-nos em presença, conseqentemente, de uma paisagem onde o olho pode evoluir, examinar, passear-se. [...] [>]




exposição individual
manuel luís cochofel manuel luís cochofel
> 9/11

Pequeno trabalho sobre a forma como decorreu a manhã do 5º aniversário do 11 de Setembro em Nova Iorque, nas imediações do espaço outrora ocupado pelas Torres Gémeas, hoje denominado 'Ground Zero' [>]


Txomin Txueka Txomin Txueka
> Evo Morales Ayma: O Primeiro Presidente Indígena

É possível conhecer uma pessoa pela palma da sua mão, melhor ainda que pelo seu seu rosto. Os presidentes apertam-se as mãos, mãos brancas, mãos ternas, mãos que não sofreram. Mas entre estas mãos que se seguem, há uma diferente das outras, uma mão da cor da terra, uma mão sulcada de rios, uma mão dura; uma mão que conhece o seu papel de mão. É inútil olhar o rosto, é Evo.

Aurpegieratik baino hobeto ezagutu liteke pertsona esku ahurretik. Presidenteek bostekoa luzatzen diote elkarri, eta pasatzen dira esku txuriak, esku guriak, esku garbiak, inoiz hortzik estutu gabeko eskuak. Baina estutu bat eta estutu bestea, iritsi da esku bat besteak ez bezalakoa, esku bat lurraren kolorekoa, esku bat erreka bidez marraztua, esku bat gogorra; esku bat, esku izatea zer den badakiena. Ez dago aurpegira begiratu beharrik, Evo da. [>]





concurso
Amarelo
João Bacellar, Brasil
 


É considerado o mais expansivo entre os matizes, assim como o que mais atrai os olhos. A exploração de seu uso tem uma grande importância na obra de Vincent van Gogh.

O amarelo era a cor-símbolo do Imperador da China, e por consequência, da Monarquia chinesa. Também era a cor da corte de Louis XIV, o rei sol francês.

Em muitos países, o amarelo é usado para representar os táxis. Na natureza a cor amarela manifesta-se em frutos, flores e também em animais (em geral venenosos, como cobras e sapos).

Mostre-nos as suas fotografias em tons amarelos
.


Resultados:
Este mês o vencedor é João Bacellar, Brasil. [>]

Obrigado a todos os que participaram.



próximo tema
Outono
É uma estação frequentemente associada à melancolia, talvez derivada do Verão que já lá vai, e do Inverno que está aí à porta.

Rica em cores pelas folhas que amarelecem e desaparecem em queda livre, é uma estação onde o tempo prega partidas, ora com dias limpos, ora com trovoadas fortes.

Mostre-nos as suas fotografias de Outono.


Os resultados sairão na próxima newsletter e as melhores fotos serão publicados no site.

Veja as regras para participar. [>]

Resumo das regras:

até 3 fotografias
lado maior: 550 px
tamanho máximo de ficheiro: 100 kb






foto agenda
exposições
formação
concursos
Lançamento de livro

Angelo Lucas, fotojornalista, é o autor de "Geografia de Causas", um conjunto de foto-reportagens realizadas entre 1992 e 2006, em diversos pontos do globo, agora editadas em forma de livro, pela Plátano Editora. O lançamento é no dia 3 de Outubro, pelas 19h na Livraria Almedina, no Atrium Saldanha, Lisboa.
Exposição

Contra-fogo
nelson d'aires
FNAC CHIADO
até 5-nov

O portfólio, vencedor do Prémio Fnac Novo Talento Fotografia, documenta
a desolação, as vidas transformadas, a luta desigual no combate às chamas.


Para cancelar a newsletter envie um email para:


pontosdevista_pt-unsubscribe@yahoogroups.com


contacto

Mantenha-se em contacto! Também nós gostamos de conhecer o seu ponto.de.vista

contacto@pontosdevista.net