http://www.pontosdevista.net
novidades novembro 2006

autor convidado
Carlos Matos Carlos Matos
> estruturas & coberturas

Nesta série de fotografias, foram usadas longas exposições, técnica fotográfica que possibilita registar acções imperceptíveis ao olho humano, criando efeitos e situações de alguma imprevisibilidade.
Ao contrário do instantâneo que congela o momento, esta técnica permite acumular Tempo na fotografia, invertendo a realidade e criando efeitos que vão da calma ao mistério.
Perde-se, também, de alguma forma o domínio dos elementos que vão integrar a fotografia. A água e a sua ondulação tornar-se-ão niveladas e estáticas, enquanto as nuvens passarão a descrever o seu movimento. Por outro lado torna-se também possível filtrar a desordem e o ruído envolvente, a distracção, criando e dando destaque a novas formas que, por sua vez transmitem sensações de serenidade, tranquilidade ou simplicidade, mantendo simultaneamente tensões entre os elementos que constituem a fotografia. [...] [>]




exposição colectiva
Rui Dias Monteiro Manuel Luís Cochofel, Rui Dias Monteiro
> Crush on Rush

"A minha profissão é um atalho directo para o carácter informe do ser, (...) um ponto de entrada único para as caóticas subestruturas do universo. Um tipo anda às voltas pela cidade a noite toda e nunca sabe para onde é que vai a seguir. Um cliente enfia-se no banco de trás do táxi, diz-nos para o levarmos a tal e tal sítio, e é para aí que nós vamos. Riverdale, Murray Hill, Far Rockaway, o outro lado da lua. Todos os destinos são arbitrários, todas as decisões são governadas pelo acaso. Nós flutuamos, serpenteamos, chegamos ao destino indicado pelo cliente tão rápidamente quanto é possível, mas, de facto, não temos o menor voto na matéria. Não passamos de um brinquedo nas mãos dos deuses, não temos nem um resquício de vontade própria. Só há uma razão para estarmos ali: satisfazermos os caprichos dos outros."
in "As Loucuras de Brooklyn" de Paul Auster [>]



exposição individual
Joost De Raeymaeker Joost De Raeymaeker
> Tourada Portuguesa

Existem basicamente três tipos de tourada: a Feudal, a Rural e a Urbana. O primeiro tipo é feito de cavalo, tradicionalmente pela nobreza. O segundo tipo são as corridas de touro que costumam ser nas ruas. O exemplo mais famoso é Pamplona onde touros são largados nas ruas e a intenção é evitar ser colhido. O terceiro tipo é a tourada tipo espanhola com um toureiro a pé. [...] [>]


José Gonçalves José Gonçalves
> Pedaços de Fé

Momentos de Fé em Lisboa. [>]



Txomin Txueka Txomin Txueka
> ERNESTO SOLLA MARTIN: Wanted

"Ernesto Solla Martin. 35 anos, nasceu em Barcelona. Tem uma barba hirsuta e é louro. Magro. Muito magro. Tem SIDA. Não tem nenhum morto no seu activo, mas pode depressa ter um. O seu. Foi visto pela última vez em 29 de Julho de 2006, na prisão de San Pedro de la Paz, na secção dos prisioneiros sem célula, sem nenhum tratamento contra a sua doença. Tinha então uma t-shirt preta suja, e calças de ganga esburacadas. Quem o for procurar e obtiver a sua extradição para Espanha não receberá nenhuma recompensa. Apenas uma boa estalada, por não o ter feito mais cedo".
Texto: Amets Aarzallus / ARGIA Magazine

Ernesto Solla Martin. 35 urte, Bartzelonan jaioa. Bizar narras bat du eta ile horia. Argala. Oso argala. IHESa du. Ez du heriotzarik bizkar gainean, baina laster bat izan lezake. Berea. 2006ko uztailaren 29an ikusi zuten azken aldiz, La Pazeko San Pedro kartzelan, ziega gabeen sekzioan, bere gaitzarentzat medikaziorik gabe. Niki beltz zikin bat zeraman soinean, eta zulatutako galtza bakero batzuk. Bila joan, eta Espainiara estraditatzen duenari ez zaio diru saririk emango. Masaileko eder bat baizik, lehenago egin ez izanagatik. [>]





concurso
Outono
Branislav Fabijanic, Croácia
 


É uma estação frequentemente associada à melancolia, talvez derivada do Verão que já lá vai, e do Inverno que está aí à porta.

Rica em cores pelas folhas que amarelecem e desaparecem em queda livre, é uma estação onde o tempo prega partidas, ora com dias limpos, ora com trovoadas fortes.

Mostre-nos as suas fotografias de Outono.


Resultados:
A selecção este mês vai para Branislav Fabijanic, da Croácia. Parabéns pela fotografia. [>]

Obrigado a todos os que participaram.



próximo tema
Mãos
Mãos que falam, que acariciam, que sussuram, que gesticulam, que usam objectos, que repousam, que agridem. Com jóias, despidas, com unhas pintadas, com luvas, mãos de ferro, mãos de velhos, mãos que trabalham, mãos nos bolsos...

Mostre-nos as suas fotografias de mãos.


Os resultados sairão na próxima newsletter e as melhores fotos serão publicados no site.

Veja as regras para participar. [>]

Resumo das regras:

até 3 fotografias
lado maior: 550 px
tamanho máximo de ficheiro: 100 kb






foto agenda
exposições formação concursos


Para cancelar a newsletter envie um email para:


pontosdevista_pt-unsubscribe@yahoogroups.com


contacto

Mantenha-se em contacto! Também nós gostamos de conhecer o seu ponto.de.vista

contacto@pontosdevista.net