novidades dezembro 2006

autor convidado
Luis Faustino Luis Faustino
Fado no Eléctrico

Durante o mês de Junho as Festas de Lisboa entram no Eléctrico sob a forma de Fado.

Fadistas e guitarristas trazem a sua arte para o que é uma carreira normal no resto do ano e, atraem um público variadíssimo. Amantes do Fado, amigos e vizinhos dos músicos, turistas e simples curiosos, todos se juntam aos passageiros habituais para as viagens mais loucas do ano.

Quando o eléctrico chega ao fim da viagem de ida, ninguém quer arredar pé, para ter um bom lugar no regresso. O condutor tem uma trabalheira a explicar que todas as pessoas têm que sair, mesmo que seja para voltar a entrar. O ambiente é de festa total, todos cantam e batem palmas.

No final da viagem renovam-se os votos de cá voltar para o próximo dia de Fado no Eléctrico. [>]


exposições individuais
Paulo Serra Paulo Serra
my friends wear different faces but the same dress

«Por muitas razões não sou o autor desta exposição. Por muitas outras razões eu sou o vestido de noiva.

A minha missão é que o brilho do vestido não desapareça, mas tu já não o consegues ver em todas as fotografias. Por muitas razões eu não sou o autor desta exposição.». [...] [>]




Marcin Gorski Marcin Gorski
madeiro

[...] Passei por uma aldeia cujo nome não fixei. Pela janela do carro apenas me recordo de ter visto um homem sentado na praça principal, cuja imagem guardei na memória. Algumas horas depois, no caminho de regresso, tive a mesma visão - o mesmo homem sentado no mesmo local, na mesma posição. Decidi parar.
Peguei na minha pesada máquina fotográfica Ucraniana e pedi autorização para lhe tirar uma fotografia – ele aceitou. Tirei a minha fotografia e de súbito apercebi-me da presença de duas mulheres com braçadas de flores. Foi como que o início de uma avalanche, chegaram mais e mais mulheres com flores...
Disseram para me juntar a elas. Segui-as até aos arredores da povoação onde vi carros de bois carregados com grandes troncos secos de árvores, e homens a preparar comida.
Fui amavelmente convidado, ofereceram-me pão, sardinhas e vinho.
Com a sardinha numa mão e a máquina fotográfica na outra tentei documentar o que estava ali a acontecer. [...] [>]




Yves Rousselet Yves Rousselet
Albânia de Enver no lugar

A Albânia já não é actualidade, a Albânia está na moda.

Escamoteadas das nossas memórias, caçadas dos nossos ecrãs, as imagens dos "boat people" que invadem os cais dos portos de Durres, de Vlora, os fugitivos amontoados em cachos apertados nas pontes estreitas dos navios de partida para a Itália, a Grécia.
[...]
Há quatro anos que percorro a Albânia "mais afastada dos países próximos" sempre com muito prazer ao sentir-me acolhido, quase, digo eu, esperado.
O país não é imenso geograficamente, a sua superfície é equivalente à da Bélgica.
Mas não há necessidade de atravessá-lo a grande velocidade, o relevo não se presta a tal, e o estado da rede rodoviária também não. Pequenas estradas escarpadas de montanha ou zonas costeiras; o convite para descobrir as riquezas do património cultural, histórico assim como a beleza das paisagens é constante; a hospitalidade para o viajante é sempre uma tradição bem conservada. [...]. [>]

concurso
Olga Gouveia, Portugal

Resultado:
Este mês a foto em destaque é de Olga Gouveia, Portugal. Parabéns. [>]

Obrigado a todos os que participaram.

Mãos

Mãos que falam, que acariciam, que sussuram, que gesticulam, que usam objectos, que repousam, que agridem. Com jóias, despidas, com unhas pintadas, com luvas, mãos de ferro, mãos de velhos, mãos que trabalham, mãos nos bolsos...




próximo tema
Tema Livre
O tema de Dezembro passa, a partir deste ano, a ser Tema Livre. Vale tudo.

Os resultados sairão na próxima newsletter e as melhores fotos serão publicados no site.

Veja as regras para participar. [>]

Resumo das regras:

até 3 fotografias
lado maior: 550 px
tamanho máximo de ficheiro: 100 kb




foto agenda
exposições
formação
concursos



Lançamento de Livro

Madeiro - Rituais da Fogueira de Natal

Livro de Marcin Górski, João Mugeiro e João Adolfo Geraldes, que será lançado a 9 de Dezembro na Galeria de Exposições do Núcleo do Azeite, Proença-a-Velha, às 15h, simultaneamente com uma exposição fotográfica sobre o tema.



contacto

Mantenha-se em contacto! Também nós gostamos de conhecer o seu ponto.de.vista

contacto@pontosdevista.net


Para cancelar a newsletter envie um email para:
pontosdevista_pt-unsubscribe@yahoogroups.com