zapping janvier 2007
autor: Manuel Luís Cochofel exposição individual

zapping

janvier 2007

Este pequeno trabalho procura reflectir sobre um dos gestos mais banais da actualidade (inexistente até há bem poucos anos) e que dá pelo nome de ?zapping?. O acto de mudar de canal num aparelho de T.V. com o simples premir de um botão, põe a descoberto a interessantíssima promiscuidade de um sem número de emissões que nada têm a ver entre si. Todas veiculam aquilo em que acreditam, o melhor que podem, sem repararem que ?ao lado?, outra estação pode estar a aliciar o telespectador para um campo diametralmente oposto! A capacidade de saltitarmos neste Reino dos Espectros de onda em onda, de estado de espírito em estado de espírito à velocidade de mais de vinte por minuto é fascinante e coloca-nos bastante próximos do dom divino da ubiquidade!

Manuel Luís Cochofel


?Num ápice - por instantâneos fotográficos ? visitamos o Outro, da memória histórica ou, que vai dar ao mesmo, o exótico indígena, para confirmarmos a nossa superioridade e nos instalarmos definitivamente na segurança da total administração espacial.?

In "Da Ubiquidade Possível" de Fernando Ribeiro


?O que acontece quando, na supressão dos grandes distanciamentos, tudo se torna igualmente próximo e igualmente distante? O que é esta igualdade em que tudo fica nem distante nem próximo, como se fosse sem distância? Tudo está a recolher-se à monotonia e à uniformidade do que não tem distância.?

Heidegger