pontos.de.vista > exposições > Joost De Raeymaeker > dentro/fora da europa
dentro/fora da europa 2006
autor: Joost De Raeymaeker exposição individual
Joost De Raeymaeker
> dentro/fora da europa
2006

A área metropolitana de Lisboa, a capital portuguesa, é a casa de cerca de 3 milhões de pessoas, ou seja 30% da população nacional.

Depois do 25 de Abril, com a ditadura substituída pela democracia, todas as colónias africanas obtiveram a independência e muitos imigrantes, especialmente de Cabo Verde, vieram para Lisboa por razões políticas e económicas. Fixaram-se na Amadora, nos subúrbios de Lisboa, muitas vezes construindo bairros de lata ilegais em áreas abandonadas.

A segunda geração de imigrantes tem inúmeros problemas de discriminação, desvantagens económicas, políticas e educacionais comparativamente à população portuguesa, que por sua vez também sofre de atrasos significantes em relação ao resto da Europa.

Os adolescentes encontram-se divididos entre dois mundos. Por um lado, existe o país da família que nunca viram, com a sua tradição e cultura; por outro o país em que nasceram do qual não têm a cidadania. Como meios de subsistência, o tráfico de droga e o crime são frequentes.

Os bairros de lata estão a ser sistematicamente demolidos à medida que os seus donos são realojados. Muitas vezes, quem os habita fica desalojado. Formam-se 'guetos' que têm códigos de conduta e regras específicas. A polícia só lá entra em grupo e as histórias de opressão e abuso são frequentes. Por outro lado, já houve assassínios de polícias nesses bairros.

Várias organizações não governamentais tentam re-educar as crianças, por vezes de uma forma paternalista. Uma vez adolescentes têm que deixá-los seguir o seu próprio caminho.

fotos >>>

22 fotos de:
 Joost De Raeymaeker


publicada em:
2007.03.02


português . english . français