O Milagre de Tilganga Março 2007
autor: Stefano Levi exposição individual

O Milagre de Tilganga

Março 2007

Uma história sobre o esforço apaixonado de alguns médicos e o impacto de operações de baixo custo às cataratas, em países sub-desenvolvidos.

Nepal, 8 de Março de 2007. Depois de uma jornada estafante de Frankfurt a Kathmandu, uma paragem em Bahrain e mais de 16 horas de atraso, conseguimos finalmente as nossas bagagens e passamos sem controlo pela alfândega. Connosco levamos dois computadores portáteis e outros items que reunimos para o Tilganga Eye Center (Centro Ocular de Tilganga). Estamos ansiosos para nos encontrarmos, pela primeira vez, com quem temos trocado emails desde há tanto tempo. Os administradores do centro de cirurgia ocular que ajudámos a patrocinar com o suporte da Henkel.

Ripun Dahal e Khem Gurung apanham-nos e levam-nos directamente ao Tilganga Eye Center, onde conheceremos o pessoal do centro, e onde a nossa aventura toma uma nova dimensão.

Perto do local mais sagrado do Nepal, o templo Pashupatinath, onde os Hindus cremam os corpos dos seus mortos, um pequeno grupo de cirurgiões oculares e enfermeiras tentam fazer a diferença. Eles dedicam-se a aliviar a cegueira no Nepal e região dos Himalaias.

Durante os doze últimos anos, o Tilganga Eye Hospital dedicou-se a um serviço ocular auto-sustentável. O vice-director, Dr. Sanduk Ruit, dirige uma equipa de cirurgiões oculares e peritos em glaucomas que providenciam serviços de saúde a mais de 600 pacientes diários em Kathmandu. Num país onde os seguros de saúde não são conhecidos, o Tilganga Eye Center desenvolveu um processo para serviços sociais sustentáveis, providenciando saúde ocular com níveis de excelência. A quem pode pagar o serviço é-lhe pedido uma contribuição mínima, enquanto outros podem ser visitados e curados gratuitamente.

"Tudo é paixão e pensamento positivo", explica Dr. Ruit.

Cegueira originada por cataratas aparece quando a lente natural do olho degenera, causando uma perda gradual da visão e, finalmente, a cegueira. Ainda é a causa principal para cegueira nos países sub-desenvolvidos. Diversos factores fazem com que a cegueira por cataratas seja dez vezes mais grave nos Himalaias quando comparada com países ocidentais. Inclui maior exposição aos raios ultra-violetas, má nutrição, doenças e outros aspectos relacionados com as condições de vida.

Texto: Stefano Levi
Tradução: Sofia Quintas