Darren Holmes Arte Fotográfica November 2005
autor: Darren Holmes
título: This Life For You autor convidado

Darren Holmes Arte Fotográfica

November 2005

Deixe o seu sonho devorar a sua vida, não a sua vida devorar o seu sonho... estas palavras de Antoine de Saint-Exupery personificam o espírito do trabalho de Darren Holmes. Uma vida devorada por um sonho, e o resultado são fotografias onde a emoção é que manda. A técnica e o material têm pouco espaço neste mundo, o trabalho de Darren lida com outras matérias mais simples: as da alma.

Nascido em 1969 em North Bay, no Canadá, este artista desenvolveu muito rapidamente uma paixão pela expressão imediata que a fotografia permite. Os assuntos que retrata estão frequentemente cobertos de luz e textura que parece evocar vozes sem idade de outras épocas, sendo a inter-relação entre o espaço e o sujeito uma qualidade omnipresente nos seus trabalhos. Darren surge frequentemente no seu trabalho como o seu próprio sujeito e também a trabalhar com outros, o que confere à sua expressão um sentimento ainda mais pessoal, mais solitario. Vazios mas eloquentes olhares, poses simples e subtis, a atitude dos seus sujeitos mostra pouco mas diz muito, aprofundando o mistério que parece emanar do seu imaginário. Linhas que normalmente confiamos no desfoque e desaparecem. O femininino e o masculinO, luz e escuridão, o bonito e o repulsivo...estes são trabalhos de contradição que se tornam, de algum modo, mais coerentes.

O corpo de trabalho deste artista continua difícil de definir e para além das palavras. "Eu diria que a emoção é a única coisa que me motiva para fazer qualquer coisa" afirma Darren Holmes, relembrando-nos que o seu trabalho deve simplesmente ser sentido em vez de estudado ou descrito. Shhh.

Texto: Aliz Tale
Tradução: Sofia Quintas