Duas reportagens na Península Ibérica
autor: Bruno Rascão
título: A morte do Miliciano de Capa na Guerra Civil de Espanha autor convidado

Duas reportagens na Península Ibérica

A MORTE DO MILICIANO DE ROBERT CAPA

A 5 de Setembro de 1936, no início da Guerra Civil em Espanha, as tropas franquistas atacam Cerro Muriano, uma pequena aldeia a 15 quilómetros de Córdoba, com o objectivo de fazer recuar a frente republicana.
Robert Capa esteve parte desse dia na aldeia, e fez a fotografia de um miliciano a cair, supostamente no momento em que é atingido por um tiro mortal. Essa imagem tornou-se num símbolo da Guerra Civil espanhola e uma das mais conhecidas do fotógrafo.
Até hoje persistem dúvidas quanto à autenticidade da foto e à identidade do miliciano.


JRS PORTUGAL - SERVIÇO JESUITA AOS REFUGIADOS

O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) é uma organização internacional, dirigida pela companhia de Jesus (Jesuítas), que actua a favor dos direitos das pessoas refugiadas e deslocadas à força, em qualquer parte do mundo. No ano de 2003 foram atendidas, em Portugal, cerca de 5000 pessoas, 75% das quais imigrantes de Leste. Este trabalho que aqui exponho em nove fotos está dividido em três partes: imagens na sede em Lisboa, retratos de alguns utentes e uma celebração religiosa. Algumas fotos foram publicadas em livro mas nunca na imprensa.