Kosovo Retratos
autor: Yves Rousselet
título: La relève des agents de sécurité d exposição individual

Kosovo Retratos

A minha primeira estadia no Kosovo teve por origem, devo confessá-lo, uma entrada fortuíta no país.

Como na época cada uma das minhas viagens era feita à vontade de um mapa pouco preciso, abordei pela estrada que liga Raska a Mitrovica, um posto fronteiriço detido por militares alemães. É por conseguinte na língua dos berlinenses que me foram dadas as primeiras explicações sobre o estatuto, apelidado então como "indeterminado" desta província, parte final do puzzle nascido dos conflitos da ex-Jugoslávia.

Foi durante o Verão 2005, ou seja três anos e meio antes da auto proclamação da independência, do que iria tornar-se no mais jovem "estado nação" do planeta; desde então apenas a Ossétia do Sul se envolveu num destino semelhante.

Dos meus primeiros encontros em Mitrovica, os meus primeiros passos e sem dúvida, é necessário confessar também os "passos em falso", guardo uma quantidade de memórias muito fortes. Em pouco tempo, nalgumas palavras mal formuladas, no espaço de algumas imagens, com radicalismo, fui confrontado com a fractura, a divisão da cidade em duas partes.

O meu interesse, a minha fixação pelas Balcãs, desde essa data designadamente, não pararam de crescer, não cesso de escutar as perguntas levantadas pelo nascimento dos novos estados desta região, particularmente o Kosovo, hoje reconhecido por uma cinquentena de países membros da O.N.U, ou seja 22 dos 27 estados da União Europeia.

Continuei a viajar regularmente neste pedaço da Europa entre construção e explosão, tão próxima e tão distante, como uma parte de nós próprios sempre entre a reconciliação e ruptura.

Texto: Yves Rousselet
Tradução: Sofia Quintas