Buenos Aires, Argentina Primavera 2004
autor: João  Carvalho Pina exposição individual

Buenos Aires, Argentina

Primavera 2004

Argentina ? Buenos Aires, um ano após as eleições

Primavera de 2004. Quase um ano após a eleição de Nestor Kirschner para Presidente da Argentina e três anos após o despoltar da grande crise económica da história da républica sul -americana.
Buenos Aires, outrora palco da inveja das outras capitais da américa latina, é hoje motivo de enorme curiosidade. A desvalorização do peso face ao dolar, fez com que o turismo explodisse no último ano. Mas nem tudo são rosas neste panorama de recuperação.
Apesar das graves feridas sociais, abertas durante as ditaduras militares de que o país foi alvo terem estado menos visíveis durante algum tempo, durante os últimos três anos de crise económica e política, a situação social voltou a deteriorar-se e o desemprego disparou. Os ?cartoneros? (pessoas que andam nas ruas a retirar papel e cartão dos caixotes do lixo) aumentaram, os piquetes de greve são uma constante na Plaza de Mayo (onde se situa a casa do governo) e os bancos estão, muitas vezes, pintados pelos protestos de quem teve o dinheiro bloqueado.
Ainda com os protestos semanais das mães dos desaparecidos e assassinados pela ditadura,e com uma enorme divida ao FMI, Kirschner tem conseguido, no último ano, uma estabilidade politica que era dificilmente imaginavel em Maio de 2003, quando foi eleito.